25.06.19 | Notícias
Franquia: expansão de negócios e investimento seguro
Historicamente, um dos meios mais poderosos de expansão de negócios é a prática da franquia comercial. Observe-se, por exemplo, como a franquia agiu na gigantesca Coca-Cola. A empresa foi criada em 1886: em 1891 vendia aproximados 20.000 (vinte mil) galões por ano: em 1889, ano do início das franquias, mais de 250.000 (duzentos e cinquenta mil) galões, e, em 1902 e 1904, vendeu mais de 500.000 (quinhentos mil) e 1.000.000 (um milhão) de galões, respectivamente.
No Brasil, a utilização de franquias comerciais – existente, na prática, desde 1910 – é regulada pela lei nº 8.955/94. A legislação brasileira conseguiu, a despeito de algumas críticas pontuais, dar a segurança necessária para que essa prática se consolidasse e se tornasse um dois meios mais procurados para a expansão de negócios. E os números comprovam isso.
Conforme o estudo denominado de 'desempenho de franchising', disponibilizado pela Associação Brasileira de Franchising, o setor teve um aumento de 7% de faturamento no primeiro semestre de 2019 se comparado ao de 2018. Foram R$ 38,76 bilhões em 2018 e R$ 41,46 bilhões em 2019. Entre lojas abertas e fechadas, também há um crescimento no setor de 2,5% na comparação entre os anos de 2018 e 2019. Dos setores que mais cresceram destaca-se os de casa e construção (12,9%) e de serviços automotivos (12,7%) - :(cf. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Números do franchising/desempenho do setor, São Paulo, 2019. Disponível em: <:https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/>:. Acesso em 20 jun. 19).
O relatório também nos mostra que nenhum dos setores teve redução. Repita-se: absolutamente nenhum. O que apresentou menor percentual de crescimento é justamente o maior e mais consolidado, que é o setor de alimentação. À medida em que possui o maior número – em 2018, 10.590: e em 2019, 10.854 –, é justificável que, em termos percentuais, o crescimento seja menor. Mas, ainda assim, são excelentes números se considerado o quadro econômico do país.
Daí por que o franchising é um excelente método para o empresário que procura a expansão do seus negócios e, também, para o investidor que procura alçar voos mais altos.
Para mais informações: :contato@raatzanchieta.com.br
 :